domingo, 9 de dezembro de 2012

Turismo Cultural, como contribuir para o crescimento econômico e social de um município.


Por William Almeida


Boca da Barra - Rio das Ostras - wsa
Aprendi na universidade lendo e estudando que a origem da relação turismo e cultura revela-se, quando os aristocratas e mais tarde a burguesia da Europa viajavam principalmente para contemplar monumentos, ruínas e obras de arte dos antigos gregos e romanos, o que ficou conhecido como grand tour europeu.

Desde épocas remotas até a hoje, a cultura continua sendo motivação maior para viajar e conhecer novos rumos e destinos, porém a forma como os vários turistas visitam atrativos turísticos culturais mudou.

No caso do Brasil especificamente, após a criação do IPHAN, onde a partir desse órgão inicia-se um processo de classificações patrimoniais em livros tombo e de registros, a própria noção de cultura anteriormente ligada à idéia de civilização ampliou-se e passou a incluir todas as formas de ser e fazer humanos.


Caipirinha - Casa da Praia - Rio das Ostras - wsa

Hoje entende-se que todos os povos são detentores de cultura. Ficou definido como “a totalidade ou o conjunto da produção, de todo o fazer humano de uma sociedade, suas formas de expressão e modos de vida”*








Observando o município de Rio das Ostras e toda a região dos lagos como um todo, no que se refere à oferta de recursos, as possibilidades são muitas. São recursos naturais e culturais que fortalecidos pelos moradores e poder municipal, possibilitará o desenvolvimento de diferentes opções e tipos de turismo como: Gastronômico, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Turismo de Aventura e tantos outros.


Camarão na Moranga com Catupity - Restaurante Travessia - Rio das Ostras - wsa
Transformar esses recursos em atrativos é o grande desafio dos municípios da região dos lagos e da baixada litorânea. A definição de roteiros e produtos turísticos deverá passar pela segmentação com estruturalização do setor. Os municípios devem objetivar o desenvolvimento como um todo (acessos, rodovias, sinalização, postos de saúde, urbanização, saneamento básico, informação turística adequada, transporte público, limpeza urbano, hospedagem, gastronomia, entretenimento), com a divulgação e comercialização inerentes a cada segmento.





Ao implementar ações de caráter urbano com o objetivo principal em atender moradores da cidade, os turistas também serão beneficiados. Melhores condições de recepção, hospedagem, alimentação e entretenimento são fundamentais nesse projeto de ambiência e integração do morador e visitante. 





Assim, melhorando as condições de vida da população, favorecendo o crescimento econômico e social e orientando-se pelo conceito francês do “dar, receber, retribuir”, a região compartilha suas belezas naturais, preserva sua cultura e aquece o comércio local, vamos aguardar os novos mandatários das cidades da região e ver o que acontece.

*BRASIL. Sustentabilidade sociocultural: princípio fundamental. MTur: Brasil, 2006