Por William Almeida
Ilha de Boipeba |
Em abril deste ano estive na Ilha de Boipeba (umas das três que junto com as Ilhas Cairu e Tinhoré, formam o único município arquipélago do Brasil, sendo sua administração e capital a ilha de Cairu, localizada no estado da Bahia), a ilha de Tinhoré conta com a conhecida e já badalada localidade de Morro de São Paulo.Boipeba com aproximadamente 3000 habitantes, focados na pesca e na plantação de cocos e dendê, sobrevive numa realidade econômica muito diferente da conhecida Salvador, Alguns turistas aventuram-se a quase 2 horas de barco de Salvador até Morro de São Paulo e de lá mais 1 hora até Boipeba.
Lagosta do Guido |
As paisagens naturais são belíssimas, o casario do final do século XVI, com muitas intervenções urbanas sobrevive ao tempo.
A culinária baseada em pescados e hortaliças plantadas na ilha é uma atração à parte.
Restaurantes flutuantes - Rio do Inferno |
Os moradores são de extrema simpatia. Preocupa-me alguns projetos que li e acompanho a distância, com objetivo de transformar a ilha em um novo atrativo turístico internacional, podendo modificar as paisagens, recortando-as e produzindo uma realidade com aspectos voltados ao marketing e às vendas, transformando em objeto comercial para que se tornem consumíveis, não respeitando as características intrínsecas às realidades locais.
A Ilha merece e deve ser visitada, aproveitando suas belezas naturais, respeitando as características dos autóctones, mas a infra-estrutura física de apoio e de suporte (hotéis, vias, residências, campings, bares e restaurantes, comércio, fornecimento de água, esgotamento sanitário), devem passar pelo crivo de um projeto de manejo adequado, evitando segregação das comunidades locais, sem gerar sérias conseqüências ao espaço natural e às comunidades. (todas as fotos - acervo pessoal - wsa) Link http://www.ilhaboipeba.org.br/