terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ANGU DO VARELA - BARRA DE SÃO JOÃO

Por William Almeida

A Praça XV, no Rio de Janeiro, já foi palco da elite carioca em tempos passados, local em que está localizado o Paço Imperial e a Antiga Catedral, onde se realizavam os principais eventos religiosos com a participação da Corte. Na década de 60, tornou-se ponto de encontro da malandragem e das pessoas que cruzavam a Baia de Guanabara, via barcas, único caminho para se chegar a Niterói. Era ali, próximo às Barcas que ficava o Gomes com seu panelaço de angu, alimentando os trabalhadores e malandros das noites cariocas.  Era angu mesmo. Era fubá com miúdos, carne ou lingüiça, tempero saboroso e uma pimentinha para quem gostasse. As centenas de pessoas que passavam por lá, alimentavam-se do Angu do Gomes, cuja fama se espalhou atraindo todos os tipos de pessoas, até mesmo, os de bom poder aquisitivo. 

Aqui em nossa região temos um discípulo à altura do Gomes, é o Angu do Varela. Com longa experiência familiar no ramo, pois a família possui alguns pontos espalhados no Rio de Janeiro, desde 2006 o Varela se postou na Praça de Barra de São João com seu maravilhoso quitute (Polenta e miúdos), disputado quase a tapa em noites de lua, sem lua e em dias de sol. O angu é tenro, com miúdos macios e polenta delicadíssima, acompanha temperos especiais e a simpatia do Varela. Como ele mesmo diz: “tradição e qualidade”, eu diria mais, lembrando os malandros cariocas que diriam: “aí mermão papo-firme, teu angu tá na pressão!”.

Pça de Barra de São João - Barra de São João

PARA QUE SERVEM AS COCADAS DE BARRA DE SÃO JOÃO

Por William de Almeida

Para que servem as cocadas de Barra de São João? Para alimentar desejos de voltar no tempo, adoçar a boca, lembrar infância, estribilho daquela música antiga, carinho no momento preciso, folhear livro de poemas, vento no rosto e chuva fina rolando das folhas das amendoeiras.

As doces cocadas da Barra me fazem buscar passados, juntar cacos de histórias e lembrar livros que já li. São úmidas, macias, coloridas, delicadas, finas lascas de coco, um doce “deleite” sutil.

Estas cocadas servem também para aliviar dor de separação, desilusão e desapego. Também é incentivo para buscar novo amor, andar de bicicleta, comer fruta fresca no pé, ouvir música suave e deixar ser levado pelo rio que vai de encontro ao mar. É sobremesa honesta de domingo à tarde para assistir filme romântico enrolado nos lençóis da cama, ouvindo chuva bater no toldo da janela com amor de nossas vidas.

Enfim, para que servem essas cocadas da Barra de São João? Para a vida não ter sentido, explicação, apenas e tão somente saber que podemos sim, tarde dessas, saborear a vida sentados lado a lado com nosso amor olhando o mar. Doce assim, simples assim, suave assim feito as cocadas de Barra de São João.
Rodovia Amaral Peixoto - Barra de São João

DOCES E SALGADOS MUST - RIO DAS OSTRAS

Por William Almeida

Eleita em 2008 por uma pesquisa realizada pela Empresa DADADE EVENTOS E PUBLICIDADE a Lanchonete MUST foi apontada como a melhor no segmento de salgados em nosso município. Vou mais além, os salgados realmente são um atrevimento,macios, tenros, bem temperados, massa fina e recheio generoso. Os Doces, bem, os doces são o paraíso aqui na terra. É desfrutar de docilidades e gentilezas.

Os doces do MUST são um navegar em rio de águas calmas em barquinho a remo, beijo na boca, carinho de mãe e aconchego de vó. Os Mousses de maracujá e chocolate, as bombas, as tortilhas de morango, as tortas, tudo enfim é mar que enche paladar de incrédulos, eu que acredito em boa comida recomendo. O atendimento da equipe é gentil e objetivo. Sob a gerência da Marlene a casa que está a três anos no calçadão do centro de Rio das Ostras, ao lado do Banco HSBC é sinônimo de sucesso e bom trabalho.

A proprietária Angélica sabe das coisas, qualidade nos ingredientes e no serviço oferecido na loja são fatores primordiais para continuar sendo uma das melhores no segmento doces e salgados. Salgados ou doces, os quitutes oferecidos aos clientes estão em perfeita harmonia com o sabor, aroma e paladar e só comprovam uma coisa, A VIDA É DOCE.
DOCES E SALGADOS MUST - R.Veronica Martins, 37  Centro (22) - 2764-7543 Rio das Ostras




BAR DO RUSSO - RIO DAS OSTRAS

Por William de Almeida

Costelinha de Porco, lingüiça, pernil, jiló, choriço, espetinhos, carne-seca e batata calabreza, é claro, você já sabe que este texto é sobre comida de botequim então nem adianta fazer uma brincadeira de adivinha. Mas fale a verdade: dá para imaginar alguma das comidas citadas há pouco sem se lembrar de um bar? Um botequim é o lar do bem-estar no Brasil e em muitos outros países.

E a comida servida ali, bem dosada e acompanhada de companhia agradável, é um prato cheio para a alma. Ninguém vai para um boteco só para comer  ou só para beber. As pessoas vão para encontrar os amigos, bater papo. A graça do boteco é justamente o fato de misturar comida, bebida e sociabilidade.  Sem contar que ninguém faz amizade bebendo um copo de leite. 

A palavra "boteco" é diminutivo de "botequim", que, por sua vez, tem a sua origem na palavra "botica", armazém onde se vendia de tudo um pouco no começo do século passado. Os clientes iam para as boticas, faziam compras e aproveitavam para colocar a conversa em dia. Com o tempo, os proprietários das boticas começaram a servir aos fregueses aperitivos junto com uma bebida. Como muitos bares naquela época não eram tidos como locais para "homens de família", as boticas eram uma alternativa e logo se transformaram em um ponto de encontro, aonde os fregueses iam mesmo quando não precisavam abastecer suas despensas.

Em nossa cidade temos um belo representante, um puro-sangue  um boteco com alma carioca, O Russo chama-se Paulino e é ele quem administra o Bar há 18 anos, contando com a ajuda do filho Rafael. As cozinheiras brilham na cozinha, preparam com maestria os quitutes, e cerveja é o que não falta.

O Bar possui um vasto cardápio de cerveja (Brahma Extra, Antartica, Original, Bohemia, Skol, Kaiser, encontrei até a Malta), peça a sua loura bem gelada e saboreie os excelentes  tira-gostos,  o bar é visita obrigatória.

BAR DO RUSSO, localizado na Av Jaime Maria Martins, 12 – Mariléia (22-2771-5455 / 9948-9846).