domingo, 22 de dezembro de 2013

ACARAJÉ É REFERÊNCIA EM RIO DAS OSTRAS

Acarajé do Dê Gastronomia acompanhado do vinho FACES branco da Lídio Carraro
O Brasil começou na Bahia. De lá saíram nossa cultura forjada por índios, negros e brancos europeus. Toda essa mistura, ingredientes e talento de nossas quituteiras, iluminaram nossa culinária, hoje apreciada por brasileiros e estrangeiros em todo o mundo. Uma das iguarias desse tempo é o Acarajé.  O acarajé dos Iorubás da África ocidental que deu origem ao brasileiro é por sua vez semelhante ao Falafel árabe inventado no Oriente Médio.  As Favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África. Crocante por fora, frito no azeite de dendê e cremoso por dentro, pode ser acompanhado de salada de tomate verde com cebola, caruru, vatapá, camarão seco e pimenta-malagueta, enfim de dar água na boca. 
Acarajé da D. Silvia - Rancho da Baiana
Essa beleza meu Rei, pode ser encontrado em nossa cidade em dois lugares. No tradicional Rancho da Baiana, o acarajé preparado por D. Silvia é cortado ao meio e recheado com vatapá, camarão seco, pimenta e salada de tomates verde e vermelho, como manda suas origens baianas, muito original e uma delícia.


Rancho da Baiana - Acarajé da Baiana
Av. Governador Roberto Silveira, 1000, 
Rio das Ostras

(22) 99720-3029

Chef Dê
No Restaurante Dê Gastronomia, o acarajé é servido em pequenas porções, massa leve, ótima textura e fina cremosidade. Soma-se a esse encanto da culinária afro-brasileira, a simpatia e bom papo do Chef Dê e sua esposa Neth. Nossa cidade está muito bem representada por esses bambas da cozinha. Sorte a nossa e de nossa cultura gastronômica. Axé meu Rei!!

Restaurante Dê Gastronomia Francesa & Baiana
Rua Piabanha, 36 - Bosque da Praia, Rio das Ostras
22 2760 5354 9881 1278