Por William Almeida
Boca da Barra - Rio das Ostras - wsa |
Aprendi
na universidade lendo e estudando que a origem da relação turismo e
cultura revela-se, quando os aristocratas e mais tarde a burguesia da
Europa viajavam principalmente para contemplar monumentos, ruínas e
obras de arte dos antigos gregos e romanos, o que ficou conhecido
como grand
tour europeu.
Desde épocas remotas até a hoje, a cultura
continua sendo motivação maior para viajar e conhecer novos rumos e
destinos, porém a forma como os vários turistas visitam atrativos
turísticos culturais mudou.
No
caso do Brasil especificamente, após a criação do IPHAN, onde a
partir desse órgão inicia-se um processo de classificações
patrimoniais em livros tombo e de registros, a própria noção de
cultura anteriormente ligada à idéia de civilização ampliou-se e
passou a incluir todas as formas de ser e fazer humanos.
Caipirinha - Casa da Praia - Rio das Ostras - wsa |
Hoje entende-se que todos os povos são detentores de cultura. Ficou definido como “a totalidade ou o conjunto da produção, de todo o fazer humano de uma sociedade, suas formas de expressão e modos de vida”*
Observando
o município de Rio das Ostras e toda a região dos lagos como um
todo, no que se refere à oferta de recursos, as possibilidades são
muitas. São recursos naturais e culturais que fortalecidos pelos
moradores e poder municipal, possibilitará o desenvolvimento de
diferentes opções e tipos de turismo como: Gastronômico,
Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Turismo de Aventura e
tantos outros.
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Transformar
esses recursos em atrativos é o grande desafio dos municípios da
região dos lagos e da baixada litorânea. A definição de roteiros
e produtos turísticos deverá passar pela segmentação com
estruturalização do setor. Os municípios devem objetivar o
desenvolvimento como um todo (acessos, rodovias, sinalização,
postos de saúde, urbanização, saneamento básico, informação
turística adequada, transporte público, limpeza urbano, hospedagem,
gastronomia, entretenimento), com a divulgação e comercialização
inerentes a cada segmento.
Ao implementar ações de caráter urbano com o objetivo principal em atender moradores da cidade, os turistas também serão beneficiados. Melhores condições de recepção, hospedagem, alimentação e entretenimento são fundamentais nesse projeto de ambiência e integração do morador e visitante.
Assim, melhorando as condições de vida da população, favorecendo o crescimento econômico e social e orientando-se pelo conceito francês do “dar, receber, retribuir”, a região compartilha suas belezas naturais, preserva sua cultura e aquece o comércio local, vamos aguardar os novos mandatários das cidades da região e ver o que acontece.
*BRASIL.
Sustentabilidade sociocultural: princípio fundamental. MTur: Brasil,
2006
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